É preciso ser duro

Formalmente, uma ótima ação ação é aquela feita com o menor custo de energia ao mesmo tempo que tem máximo alcance e se propaga pelo tempo. Bobagem, sozinho um conceito assim nada diz como agir. Uma ótima ação verdadeiramente deve preservar o amor ao mesmo tempo que emana verdade e é coerente com os valores do sujeito. Para tanto, é preciso ser duro.

Quanto menos eufemismos na vida, tanto melhor. Dizer a verdade sem rodeios, sem tergiversar, pode até incomodar (ninguém nunca disse que viver seria fácil), todavia poupar da verdade nua jamais será um gesto de amor. Evitar desilusões é. Elogios devem ser dados com parcimônia e expressando uma verdade e consideração relevante, não um mero predicado da impressão do sentimento (dizer apenas que uma coisa é bonita nada diz).

O ideal seria jamais ter que punir, mas é certo que as coisas fora do lugar não promovem o bem. Punir é imperativo. Punir com mais rigor quem se ama é o ideal, para que o castigo se torne doloroso e verdadeiramente indesejável. Faz parte do amor agir com dureza, para que haja aprendizado pelo condicionamento e os momentos em que ser duro seja necessário sejam raros.

Nenhum gesto deve passar incólume. Tudo deve ser analisado com lupa. A mentira e o desrespeito devem ser combatidos. Os bons valores devem ser afirmados e reafirmados todo o tempo. O sorriso deve ser realmente uma expressão de alegria e felicidade, não o refúgio dos tolos. Mesmo que pareça um flerte com a maldade, nada deve ser esquecido ou deixado para trás. Qualquer castigo para quem ouse quebrar os bons valores é menor que a ameaça do acúmulo da verdadeira maldade: o mal agir.

O amor não existe por si ou representa algo sozinho, antes deve ser um horizonte a se ter sempre em perspectiva. Amar faz parte do pensar correto. Já agir com retidão é dureza orientado pelo amor mais profundo não limitado à ocasião. Como diria Che Guevara:

Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s