RESENHA -> Tatami Galaxy

Tatami Galaxy tenta reponder de alguma forma aquela dúvida que sempre aparece diante de fracassos: e se as escolhas feitas tivessem sido outras? Quais seriam as consequências? Todos os episódios voltam a um mesmo ponto do passado ou são continuidade do episódio anterior. Em dado momento existe até aquela típica “e se tivesse investido em tal menina ao invés dessa?”. E a execução de algo inerentemente repetitivo é fabulosa ao final.

Mas para tudo funcionar as coisas precisam ter pontos de apoio. A principal delas é a persistência dos personagens presos a uma essencialidade. Com isso o que se aprende não é jogado fora. Ao contrário, a repetição torna-se não repetitiva. O que está em jogo são pontos de vista sobre a mesma coisa. Se cada história contada dentro da trama maior – a repetição essencial – é interessante por si, a verdade é que o atrativo é o carisma dos personagens. Cada vez que nos deparamos com a moça que bebe muito, o cara que vive com uma boneca realista, o mestre representante, a moça de engenharia, algo dentro de nós brilha. E Ozu é o Sol.

A vida universitária e a não universitária é dura e provavelmente não vai ser cor-de-rosa, como mostra a série. Paixões, amizades, uma jovem de cabelos negros, sucessos e fracassos, o que fica ao final? Independente do que escolhemos, tudo colabora para o que realmente somos. E a felicidade talvez se encontre no óbvio que passa despercebido, aquilo que insistimos em não ouvir mesmo gastando milhares de Yens com uma bruxa que não faz magia alguma. Ou talvez ela transforme pessoas monstras em pessoas como outras quaisquer.

Explorando o recorrente de forma pouca óbvia precisaria de escolhas técnicas também incomuns. O estilo de animação é soberbo, além de causar nós no cérebro ao explorar metalinguagem com tudo e até com elementos de live action. Ah sim, é claro que o traço artístico também passa longe do habitual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s