RESENHA -> Fleabag 2ª Temporada

Anos depois da primeira, eis que Fleabag tem seu encerramento em uma segunda e ótima temporada. O elenco principal é o mesmo, o tom é o mesmo, o humor servindo ao drama está lá. Mas se o tema central permanece, a maneira que é explorado é totalmente outra.

O catártico fim da primeira temporada agora tem consequências. O sexo não é mais central, agora que Fleabag foi confrontada pelos erros passados motivados pelo sexo. Mais, desenrolando-se meses depois dos acontecimentos finais da primeira temporada, agora sua irmã não confia mais nela. Para piorar, o pai vai casar. E casamentos precisam de padres, o ótimo Andrew Scott.

Se Fleabag tenta expiar sua culpa, a culpa do sexo, o que se passa diante de um padre beberrão e com uma terrível fobia de raposas? O padre não é mais um cara bonito, mas alguém teoricamente inacessível pelo celibato. Fleabag precisa de amigos, de alguém capaz que a entenda. Aqui é magistral a ideia dessa compreensão entre dois personagens sendo demonstrada na capacidade de ver a quarta parede do outro. Quase se pode sentir a tensão, a química de atriz e ator é absurda.

As subtramas de Claire e do marido ganham mais destaque, assim como a do pai e da madrasta. Vemos pessoas se assumindo como pessoas boas de personalidade ruim, pessoas que querem liberdade, pessoas que querem estar presas em ratoeira, pessoas sendo pessoas. Com bons ou péssimos cortes de cabelo, diga-se. E tudo ainda mais bem escrito, dirigido e atuado.

No final tudo acontece da única forma possível: a realista. Menos catártica, mas de um agridoce plenamente satisfatório: é possível ser melhor sem deixar de ser você mesmo, ajustar-se sendo desajustado. O ciclo do personagens fechou-se, fantasmas finalmente foram embora (quando se encara, não com a fuga). Poderia continuar? Talvez, mas não é necessário. Existe conclusão, Fleabag já deu um tchau para os telespectadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s